LIXO EXTRAORDINÁRIO

1802 palavras 8 páginas
Referência do filme.
WALKER, Lucy, João Jardim ; Karen Harley. Lixo Extraordinário. Brasil / Reino Unido. Documentário. 99 minutos.Lançamento: 2010.
Elenco: Tião (Sebastião Carlos dos Santos) Zumbi ( José Carlos da Silva Bala Lopes) Suelem (Suelem Pereira Dias) Isis (Isis Rodrigues Garros)

RESENHA CRÍTICA: DO FILME “LIXO EXTRAORDINÁRIO”

O documentário Lixo Extraordinário, com título original 'Wasteland', é uma produção da Almega Projects e 02 Filmes Produções, com o objetivo de retratar o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz com os catadores de lixo do Jardim Gramacho.
Vik Muniz incorpora objetos do cotidiano no processo fotográfico para criar imagens ousadas e geralmente enganosas, o artista faz imagem de materiais incomuns como: areia, diamantes, açúcar, fio, cordão, chocolate, manteiga de amendoim e pigmento. .Segundo ele a obra das crianças de açúcar, foi a obra mais importante de sua carreira, foi a primeira vez que tratou a idéia de material como algo existente no mundo que tem importância. São as crianças da Ilha Carabenha de São Cristóvão. São filhos dos trabalhadores de plantações. Quando ele imaginou o desenvolvimento daquelas crianças belas e incríveis em um adulto que igualmente feliz, pois era um paraíso. Mas os pais delas eram muito triste, cansados, fatigados. Pessoas que trabalhavam turnos de 16 horas nos canaviais. Ele pensava no que estava faltando na transição entre aquela infância e os adultos desolados. Era o açúcar dizia ele. A doçura foi tirada daquela criança. Foi quando o Vick voltou a Nova York , e começou a desenhar os rostos com açúcar. Ele percebeu que podia fazer muita coisa com ele. Foi muito belo. Fotografei com uma câmera.
O New York Time escreveu uma crítica a respeito. O museu de Arte Moderna convidou-lhe a fazer parte de uma exposição, o trabalho que fez com essas crianças mudou totalmente a sua carreira, disse ele. Com isso ele quis

Relacionados