CIRCUITOS COMBINACIONAIS
EXPERIMENTO Nº 03
PROFESSOR:
Aluno:
Aluno:
Aluno:
1- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os circuitos combinacionais são compostos pela combinação de várias portas lógicas diferentes e servem para diversas finalidades especificas, como: gerador de paridade, comparação entre dois números binários, somadores , detecção de maioria (verifica se a maioria dos bits é 1 ou 0), identificador de números primos, decodificadores , e outros que se possa crias.
Nesta prática será montado um circuitos simples que identifica se um número binário entre 0 e 7 faz parte do conjunto dos números primos. A função lógica deste circuito pode ser representada como; f(A,B,C) = ∑ (2,3,5,7). Esta forma de descrever a função lógica indica que a saída do circuito é função das entradas A,B e C, o circuito é descrito por uma soma de produtos, sendo que mos termos produtos são os números binários que representam os valores 2, 3, 5 e 7.
2- OBJETIVOS DO EXPERIMENTO
Verificar a utilidade de circuitos combinacionais na solução de problemas, descobrir formas diferentes de implementação de uma mesma função lógica e utilizar a Álgebra de Boole na simplificação de circuitos lógicos.
3- DESENVOLVIMENTO
3.1-Material Utilizado
Foram utilizados circuitos integrados 7400 (porta NAND), 7402 (porta NOR), 7404 (porta Inversora), 7408 (porta AND), 7432 (porta OR), 7486 (Porta X-OR), Multímetro Digital, Prot-o-Board, Fonte DC, Fios para Conexão e Pino banana, Led emissor de luz e Resistor.
3.2-Procedimento Experimental
Neste experimento foram fornecidos quatro circuitos integrados descritos no item acima para executar os testes de entradas de sinais para verificação da saída através de um Led emissor de Luz.
Foi utilizado um voltímetro para ajustar a fonte DC para +5 volts. Logo após o ajuste, foram fixados os circuitos integrados na matriz de contatos da Prot-o-Board e alimentados através do pino 14 com +5V e pino 7 com ‘Ground’.
Para