CRESCIMENTO ECONÔMICO X CRESCIMENTO SUSTENTAVEL
O presente artigo tem por finalidade abordar o processo de globalização econômica enfrentado nas ultimas décadas, discutindo sua história, conceitos e desenvolvimento. Assim também serão abordadas suas consequências e influencias sob os aspectos sociais, ambientais e econômicos.
A globalização econômica, ainda que muito discutida e questionada, poderá ser caracterizada pelas relações internacionais de bens, serviços e capital, pela concorrência internacional e pela correlação entre agentes econômicos (família, empresas, governo e setor externo) e sistemas econômicos nacionais.
O fluxo de capital, bens e serviços internacional, ocorre sempre que um país importa ou exporta bens e serviços de outro, desse modo, na exportação/importação de serviços faz-se necessário o deslocamento do consumidor ou do produtor, essa seria a forma comercial da globalização. A globalização pode ser vista também do aspecto produtivo, quando uma subsidiária possui filial em outros países, e dessa forma possui total controle sobre elas. Os fluxos internacionais de capitais, tais como empréstimos ou investimentos estrangeiros referem-se aos aspectos financeiros da globalização, mas ainda temos os aspectos tecnológicos que envolve a transferência de know-how.
Entretanto, a globalização tem influenciado o crescimento econômico das nações, mas juntamente com o crescimento econômico tem-se preocupado com as relações sociais e ambientais. No mundo visionário do lucro, é intensa a busca pelo ganho de capital, dessa forma estimula-se a superprodução, para que o giro de capital seja cada vez mais rápido, na busca incessante pela produção, os processos naturais também são acelerados, mas a produção é tão rápida, que o ciclo natural do ambiente não acompanha o processo de produção e consumo humano. Assim começam a confrontar as ordens de produção com os ciclos naturais.
A partir desses conflitos ambientais e econômicos, passamos a ouvir os