Química Orgânica
TRABALHOS ESCOLARES
Química orgânica
Muito dos nossos alimentos possuem carbono em sua estrutura nuclear
A química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos formados a partir do átomo de carbono. A química orgânica está muito relacionada com o nosso cotidiano, estando presentes em todos os seres vivos, desde a nossa alimentação como os açúcares, as gorduras, todas as vitaminas, os hormônios e até o próprio DNAresponsável pela transmissão dos caracteres hereditários.
Dentre os compostos do carbono existem alguns que, devido as suas propriedades, são estudados tanto pela química orgânica como pela inorgânica exemplo: HCN, CO, CO2, HCNO, constituindo uma verdadeira ponte de ligação entre orgânicos e inorgânicos. Estes são denominados de “compostos de transição”.
O átomo de carbono
O átomo do carbono possui três características especiais que o tornam bem diferente dos demais.
1°) É o principal átomo nos compostos orgânicos
O carbono está situado na tabela periódica entre elementos eletropositivos
(metais) e eletronegativos (não metais), o que permite funcionar indiferentemente como elemento eletropositivo ou eletronegativo, por esse motivo, alguns autores o classificam como anfótero (dotado de propriedades opostas). Além do carbono, que é o elemento essencial dos compostos orgânicos, são importantes também o hidrogênio (h), oxigênio(o) e o nitrogênio(n).
Esses quatro elementos (n,h,o,c) costumam ser chamados de elementos organógenos, que significa: formadores de compostos orgânicos.
Encontramos ainda, em menor quantidade, outros elementos como exemplo: enxofre(s), fósforo(p), elementos da família dos halogênios (f, cl, br e i ) e até certos metais como ferro, magnésio,etc. Os compostos orgânicos, segundo sua constituição, podem ser classificados em:
•
•
•
Binários: constituídos de 2 elementos;
Ternários: constituídos de 3 elementos;
Quaternários: constituídos de 4 elementos ou mais.
2°) É tetravalente
O