Crescimento Econômico x Desenvolvimento Sustentável
RESUMO
A ideia de crescimento econômico é recente. Antes do surgimento do capitalismo e socialismo encontrava-se em estágios comparativamente estagnados. Elas eram basicamente agrícolas e variavam pouco a pouco ao longo dos anos, com exceção da ocorrência de boas ou más colheitas, de guerras e de epidemias. O Capitalismo, trazendo contínuas mudanças tecnológicas e acumulação de capital, alterou de forma radical as estruturas destas sociedades. Neste século a produção industrial mundial cresceu cinquenta vezes e, como a população mundial dobrou, a produção per capita cresceu entre quinze e vinte vezes. Atualmente as preocupações com as condições ambientais alcançaram vários segmentos da esfera social, política e econômica. A crescente universalização dos problemas ambientais que afligem a humanidade implica o estabelecimento de novas reflexões acerca da utilização dos recursos da natureza, tanto nos países altamente industrializados como nos países subdesenvolvidos. É evidente que existe uma relação dinâmica, ou seja, em constante transformação, entre sociedade e natureza. É por isso que as inovações tecnológicas e o impacto ambiental devem manter um vínculo entre si.
Palavras-Chave: Crescimento, Desenvolvimentos, Meio Ambiente;
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento econômico consiste na expansão contínua da renda per capita de uma economia, com melhorias sistemáticas do bem-estar da população. Os principais fatores do crescimento econômico são: acumulação de capital; crescimento da população e progresso tecnológico.
Juntamente com a crise econômica que o mundo se encontra hoje, a humanidade vive também outras crises, entre elas está à crise ambiental e a crise social. Na tentativa de buscar soluções para estas crises todas que vivemos hoje, e diante da complexidade dos problemas que atingem a humanidade, vão surgindo novos conceitos que expressam estes movimentos que a sociedade vai