Crescimento sustentavel
Como essa questão está em moda, não poderia deixar de chegar no meio rural e isso afetou a extensão rural, que precisou, até parar sobreviver, desenvolver uma nova visão do seu papel, a do “desenvolvimento sustentável”. Mas antes de falarmos nesse assunto vamos diferenciar o crescimento sustentável da realidade. Crescer significa aumentar e desenvolver, expandir, portanto não há como crescer com sustentabilidade, a partir do momento que você cresce, alguma coisa outra coisa diminui; para uma cidade crescer cidade crescer, florestas precisam diminuir, agora essa mesma cidade poderá desenvolver-se sem que nada diminua e isso se chama desenvolvimento sem crescimento, você desenvolve-se, cria idéias, expande o conhecimento, diferente do termo crescer, mas qual a relação disso com a extensão rural?
Entende-se por extensão rural um processo de educação extra-escolar, ou não formal, com objetivo de contribuir para a elaboração da qualidade de vida das famílias rurais e consequentemente para o bem-estar da sociedade. O extensionista tinha o papel de desenvolver um projeto no qual o objetivo era melhorar as técnicas de produção de determinada propiedade, mostrando ao produtor os processos e forma de manuseio.
Com essa onde verde esse objetivo mudou de certea forma e o foco passou a ser o desenvolvimento, nesse caso, com crescimento. Os extensionistas passaram a ter o foco não somente na produção, mas nas famílias, pessoas e produtos da cadeia produtiva e meios para gerar ocupação, renda e desenvolvimento.
Então o foco passou a ser um planejamento estrategico construido pelos profissionais da extensão, agricultores e suas organizações que evidência em sua formulação a missão do desenvolvimento do meio rural.