Processos industriais inorganicos
Disciplina: Processos Industriais I (Inorgânicos)
Rio de Janeiro
2013
Introdução
Ácido Clorídrico
História
O cloreto de hidrogênio foi descoberto no século XV, por Basilius Valentinius. A produção industrial do ácido clorídrico principiou na Inglaterra, quando se promulgaram leis proibindo a descarga indiscriminada de cloreto de hidrogênio na atmosfera. Esta legislação obrigou os fabricantes de barrilha, pelo processo Leblanc, a absorver o cloreto de hidrogênio em água. À medida que se descobriram novos usos para o ácido clorídrico, foram sendo construídas fábricas visando somente à sua produção.
Os maiores usuários do ácido clorídrico são as indústrias metalúrgicas, química, de alimentos e de petróleo. O maior uso do ácido clorídrico é na decapagem do aço (tratamento da superfície para remover a crosta de laminação). Antes de 1963, quase todo aço era decapado com ácido sulfúrico. O ácido clorídrico assumiu esta função, pois reage mais rapidamente com a crosta que o ácido sulfúrico, ataca menos o metal de base e o aço decapado fica com uma superfície melhor para as operações posteriores de revestimento ou de deposição, além de se produzir menor quantidade de solução de decapagem usada.
Produção
O ácido clorídrico é preparado dissolvendo-se cloreto de hidrogênio em água. O cloreto de hidrogênio, por sua vez, pode ser gerado de muitas maneiras, e assim diversos precursores do ácido clorídrico existem. A produção em larga escala de ácido clorídrico é quase sempre integrada com a produção de outros compostos químicos em escala industrial.
Figura 1 - Planta Industrial de ácido clorídrico
Os processos principais
Mais detalhadamente, são quatro as fontes principais do HCl: como subproduto da cloração de aromáticos e alifáticos a partir da reação do cloreto de sódio (NaCl) e do ácido sulfúrico (H2SO4) pela combustão do hidrogênio no cloro (o hidrogênio