Cpc11
Tesoureiro é de extrema importância em uma instituição.
Primeiramente para ser exercida essa função a pessoa tem que ter um mínimo de conhecimento sobre administração e facilidades com contas.
Podemos dizer que tesoureiro é responsável pelas contas, cobranças, controle de orçamentos e fluxo de caixa.
Muitos classificam, o setor de finanças como sendo área contábil, entende que finanças é uma área operacional, que tem o objetivo de efetivar financeiramente as operações de uma empresa, para administrar e movimentar os recursos financeiros.
Deve-se consultar o Estatuto, porque através dele que iremos saber como e quando a instituição foi constituída, qual forma de administrá-la, e saber em que condições ficaram na gestão passada.
← Em uma instituição é exigido comprometimento que igualam a as obrigações de pessoa jurídica mesmo sem ter fins lucrativos.
← Tomar ciência de como será feito recebimento de tarefas para cada diretor.
← Monitorar e controlar um fluxo de caixa com um sistema interno que deve ser alimentado pelos demais sistemas com folha de pagamento, contabilidade, orçamento, contas receber, contas a pagar, financiamento e outras despesas.
← Receber os saldos da conta recibo, preparar uma declaração e nela informando todos os saldos recebido e principal que tenha um controle da situação financeira instituição.
← Certifique-se dos valores tendo como base os fornecidos pelo banco e atualizado na data de entrega e recebimento devendo ter extratos para controle interno. Com o sistema eletrônico que temos hoje, operacional algumas tarefas que antes eram mais volumosos no controle contábil como há conciliação bancaria com este sistema tem tornado mais eficaz e rápido esse serviço reduzindo serviço e tempo.
← Fixar quantias que deverão