Cpc 30
A receita é reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluam para entidade e esses benefícios possam ser mensurados.
Este pronunciamento deve ser aplicado nas contabilizações da receitas provenientes de :
Venda de bens , ou seja, bens produzidos pela empresa como a finalidade de venda, ou mercadorias compradas para revenda, terrenos e outras propriedades.
Prestação de Serviços, que são serviços contratos em um determinado período acordado entre as partes, exceto contratos de construção que são abordados pelo CPC 17- Contratos de construção.
Utilização, por terceiros, de outros ativos da empresa que geram juros,( encargos pela a utilização de caixa ou quantias devidas a empresa), royalties( encargos pela utilização de ativos e longo prazo) e dividendos que são as distribuições de lucro na proporção da suas participações em outras empresas.
Este pronunciamento não trata das receitas provenientes de contratos de arrendamento mercantil- CPC 06, dividendos provenientes de investimentos contabilizados pela a equivalência patrimonial(CPC 18), contrato de seguro( CPC11), alteração no valor justo de ativos e passivos financeiros ou da sua alienação ( CPC 38), alterações no valor de outros ativos circulantes, reconhecimento inicial e alteração no valor justo de ativos biológicos relacionados com a atividade agrícola(CPC 29), reconhecimento de produtos agrícolas( CPC 29) e a extração de recursos naturais.
Este pronunciamento são mencionadas alguns