Administração, organização e administradores
Nível estratégico: presidente ou diretor geral
Nível tático: gerentes e coordenadores
Nível operacional: auxiliares, assistentes e demais funcionários
Para o desenvolvimento desses cargos, são necessárias habilidades técnicas e humanas, para que sempre haja uma boa comunicação entre os funcionários e constante motivação.
B) Nível estratégico: o presidente e/ou diretores devem ter uma visão de como deverá ser a organização, planejando e organizando suas ideias para que seja alcançado o respectivo objetivo.
Nível tático: os gerentes são responsáveis por passar informações do nível estratégico para o operacional e vice-verse, devem saber liderar seus subordinados.
Níve operacional: os demais funcionários são responsáveis pela execução dos serviços e atividades a eles relacionadas, sendo assim, há um prévio planejamento, organização e controle o que deverá ser realizado.
2 – Microambiente:
a) Concorrentes: os concorrentes agem diretamente no dia-a-dia de uma organização, são os adversários a serem combatidos. Caso o concorrente lance uma nova oferta ou um novo produto, poderá estar afetando a minha demanda e, consequentemente, meus objetivos empresariais.
b) Consumidores: são o que mantém a organização viva. Se não há consumidores, pra quem a empresa produzirá? É necessário grandes esforços para manter a fidelidade dos clientes e para a aquisição de novos, sendo assim, o consumidor é um dos grandes fatores que podem alterar a vida de uma organização.
Macroambiente:
a) Fatores econômicos: a empresa deve se ajustar onde a economia local propicie que os produtos atinjam o público próximo.
b) Fatores ecológicos: a organização deve cumprir seu dever ecológico, pensar sempre em sustentabilidade, pois atualmente os consumidores estão cada vez mais rígidos em relação a esse assunto.
c) Fatores sociais: dependendo de onde a empresa se instala, a sociedade poderá afetar diretamente, como, por exemplo, se a organização se