COTAS RACIAIS
TAREFA 1: COTAS RACIAIS
Assista o documentário Raça humana e, tendo em vista aspectos da sociedade e da cultura brasileira vistos em aula, faça uma análise crítica dos argumentos a favor e dos argumentos contra as cotas raciais como mecanismo de ingresso de afrodescendentes nas universidades brasileiras.
Depois de ver o documentário sobre a raça humana , podemos tirar conclusões diferentes sobre ele. Os que estão a favor das cotas e os que estão em contra delas.
As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. No Brasil, as cotas raciais ganharam visibilidade a partir dos anos 2000, quando universidades e órgãos públicos começaram a adotar tal medida em vestibulares e concursos. A Universidade de Brasília (UnB) foi a primeira instituição de ensino no Brasil que adotou o sistema de cotas raciais.
O sistema de cotas raciais no Brasil não beneficia apenas os negros, senão que também é comum a reserva de vagas para indígenas e seus descendentes.
As raças são definições que diferenciam as pessoas por meio de traços físicos. A desigualdade racial e o racismo no Brasil impulsionou as cotas e classificou os candidatos por meio de suas características.
Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto às suas consequências e constitucionalidade em muitos países. Uma das contradições relacionadas às cotas de cunho racial frequentemente citadas diz respeito à institucionalização do racismo: para alguns críticos, a distinção de raça/etnias por lei acabaria por agravar o racismo já existente
Do ponto de vista do documentário , há pessoas que apoiam as quotas já que vêm de escolas públicas , ou de famílias com baixa categoria, pelo tanto estão a favor da política de cotas, más não são muitos os que entram na universidade baixo está política.
Doutra bando, há pessoas que estão em contra