cotas raciais
Segundo o IBGE: A população brasileira já ultrapassou a marca de 200 milhões, com 203.345.832 brasileiros em 30/10/2014, às 5horas. http://www.ibge.gov.br/home/ http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/tabelas_pdf/tab3.pdf Segundo o Blog sobre Geografia do professor Rogério, que transformou os dados do IBGE em gráficos de porcentagem:
http://macacogeografico.blogspot.com.br/2012/07/caracteristicas-da-populacao-brasileira.html
Lei de Cotas
Segundo a Lei nº 12.711/2012, alunos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas terão direito a ¼ , ou seja 25% das vagas em todas as universidades e institutos federais. Metade delas será reservada para estudantes com renda mensal familiar de até um salário mínimo e meio. Critérios raciais (índios, negros) também serão levados em consideração.
A Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) delibera sobre esse aspecto: o de dar condições aos alunos de escolas públicas ingressarem em Universidades Federais. A Lei de cotas dá direito a percentual de vagas aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.
Funciona da seguinte maneira: 50% das matrículas de determinado curso da Universidade devem ser efetuadas por alunos egressos da rede pública. Entretanto, a lei favorece os de baixa renda, pretos, pardos e índios também, pois dessas vagas, metade deve ser preenchida por alunos com renda familiar igual ou menor a um salário-mínimo e meio per capita; e um percentual mínimo (de acordo com dados do IBGE) dessas vagas adota critérios de raça para seu preenchimento. A Lei também funciona para oriundos de colégios militares.
O Governo criou o projeto de cotas para o ensino superior no intuito de aumentar a demanda de alunos negros na Universidade, ao invés de investir na educação básica.
http://sistema-de-cotas.info/
"Art. 1o Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a