O desenv. motor na faixa etaria dos 4 a 5 anos
Segundo Gallahue (2005) (EFDesportes.com, Revista Digital Buenos Aires, ano 17, nº 177, Febrero de 2013). O período de infância é de 2 aos 10 anos e é dividida em três fases, o período de Aprendizagem(24-36m), a Infância precoce (3 – 5 anos) e a infância intermediária avançada (6 10 anos)
A criança através do meio em que vive e ao brincar ela explora sua imaginação, sua criatividade, deixando-a livre para desenvolver suas coordenações e habilidades motoras, e assimila tudo o que acontece a sua volta.
O brincar de forma voluntária desenvolve os aspectos cognitivos, afetivo e social, ou seja, ela aprende por sí só, desenvolve e cria formas e ou como brincar, desenvolve relação com outras crianças, expressando suas emoções, alegrias e se familiariza em ambientes com outras pessoas. Nessa fase elas compreendem as regras impostas, o que podem ou não fazerem, já entendem que suas ações podem afetar outras pessoas, são menos egocêntricas, já começam a entender sobre os aspetos de responsabilidades e independência.
As fases do desenvolvimento motor são:
Fase motora Reflexa: São os primeiros movimentos que o feto faz é a base para desenvolvimento motor, ou seja, são os movimentos que a criança realiza ainda no útero materno.
Fase de Movimentos Rudimentares: São os primeiros movimentos voluntários desde o nascimento até os 2 anos, esses movimentos são necessários para a sobrevivência.
Fase de Movimentos Fundamentais: Nessa fase a criança aprende a desenvolver o controle e as competências motoras a vários estímulos, adquire controle para desempenhar discretos , progressivos e contínuos movimentos. Os padrões de movimentos fundamentais são básicos de comportamentos observáveis. As atividades locomotoras (correr e pular), manipulativas (arremessar e apanhar) e estabilizadoras(andar com firmeza e o equilibrar-se num pé só) esses movimentos são desenvolvidos nos primeiros anos da infância
Os