Corpo, movimento e musicalidade
União de Ensino Superior da Amazônia Ocidental
Faculdade Metropolitana
O esquema corporal para o ensino infantil: equilíbrio
Porto velho
2013
O esquema corporal para o ensino infantil: equilíbrio
Trabalho apresentado à disciplina de corpo, movimento e musicalidade Professora Cenira Julia Fernandes Magalhaes Tonon curso de Pedagogia – 2ºperíodo da Faculdade Metropolitana.
Porto velho
2013
INTRODUÇÃO (sidneia) A escola tem um papel fundamental para facilitar a aprendizagem, estimulando o desenvolvimento integral da criança, através do trabalho em torno de desafios, fazendo que ela explore, crie e desenvolva suas habilidades corporais com objetivo de expandir todo o seu potencial individual, auxiliando na formação da sua personalidade para o convívio social. No desenvolvimento infantil a criança precisa brincar, ter prazer e alegria para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo, pois, através do lúdico a criança se desenvolve. A aprendizagem pode ser adquirida através da dança, da ginástica, lutas marciais, enfim de diversas maneiras usamos o nosso corpo para nos expressar, para expandir as emoções, demonstrando conhecimento, e tornando assim o equilíbrio um fator importante na aprendizagem infantil.
EQUILÍBRIO
“Capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a lei da gravidade”. (BORGES p.44 2009). O desenvolvimento motor e um processo continuo, onde se faz necessário a observação para executar as tarefas de acordo com o desenvolvimento de cada faixa etária. O desenvolvimento da criança apresenta alguns padrões consistentes, definidos em função de princípios gerais (HOTINGER, 1982): • Maturação- modificações físicas e comportamentais; • Desenvolvimento céfalo-caudal- da cabeça para os pés;