Controlo Orçamental
1. Fase operacional - onde se junta toda a informação isto é todos os planos de atividade e objetivos estratégicos.
2. Onde se verifica se existem meios financeiros disponíveis para cobrir todos os planos de atividade.
a. Se sim Vai a aprovação
b. Se não Revisão do plano orçamental
Que erros podemos incorrer na sua elaboração:
1. Cortes orçamentais ilógicos – Estão incluídos nesta categoria o corte de uma determinada percentagem no orçamento de todos os departamentos, de forma a não ser necessária uma nova revisão de todo o processo orçamental. Mesmo que isto torne mais fácil neste ano a finalização do orçamento mestre, nos próximos anos vai ter consequências nefastas. No próximo ano, provavelmente, os vários departamentos prevendo nova redução percentual do orçamento irão criar uma folga criando disfunções. Isto é mesmo que o departamento comercial preveja que só vai precisar de 1000M vai dizer que precisa de 1200Mm,
2. Dificuldade de calendarização e de forma – Qualquer orçamento tem de ter: calendário (pag.A4 onde está registados os vários prazos) e forma orçamental (lista que explica, numa linguagem a que todos percebam, o orçamento).
3. Ausência de objetivos ou objetivos anormalmente ambiciosos – Qualquer processo orçamental tem de começar com um objetivo e definição de 1 estratégia, nunca o contrário.
Funções do orçamento na organização:
Instrumento de gestão
Instrumento de implementação da estratégia da empresa
É um instrumento de descentralização – Uma vez aprovado o orçamento qualquer pessoa está autorizada a tomar as decisões necessárias para atingir os objetivos da empresa.
È um instrumento de comunicação e motivação
É um instrumento de avaliação – As pessoas vão ser avaliadas por serem capaz ou não de gerir os recursos disponíveis de forma a atingir os objetivos definidos.
Limitações:
A contabilidade orçamental está muito dependente da contabilidade geral. Ora se esta se atrasa a