Orçamentos e Controlo Orçamental
Rui Sousa | 13113 | 3ºTG | Gestão | Prof. Augusto Costa
Introdução
Neste trabalho o tema a ser abordado é de, uma forma geral: “Âmbito da Contabilidade analítica”, claro que tem os diversos subtemas como por exemplo: “ Reconhecer as finalidades básicas da contabilidade analítica; Distinguir a contabilidade analítica da contabilidade financeira – Numa Tabela; Demonstrar a insuficiência das informações da Contabilidade Financeira; Reconhecer a importância da contabilidade analítica na gestão racional das empresas; Distinguir empresa comercial de empresa industrial; Interpretar o processo produtivo em qualquer empresa; Analisar o processo económico de produção nas empresas comerciais e nas empresas industriais, com recurso a diagramas e organigramas funcionais – não podem ser copiados; têm que ser produzidos.”
Orçamentos
O conceito de orçamento é um projecto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de "eficiência razoável" é indeterminado e depende da interpretação da directiva política, deve-se afirmar que um projecto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correcção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva. O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.
Exemplos: uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de US$ 1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para