Estudante
MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
Contabilidade de Gestão
DOCENTES: PROFESSORA DOUTORA INNA PAIVA
PROFESSOR PEDRO RIBEIRO
TRABALHO REALIZADO POR: ALBINO JOSÉ
WILSON QUIOSA
INTRODUÇÃO
Neste trabalho nos debruçaremos sobre os conceitos teóricos referentes a gestão orçamental, sobre tudo o papel do orçamento nas organizações e a sua interligação com a avaliação de desempenho.
A gestão orçamental - Pode ser definida “como o tipo de gestão das organizações que caracteriza-se pelo planeamento sistemático das actividades da organização, em que o planeamento se traduz por orçamentos que são planos de acção que fixam a cada gestor em quantidades, valores e prazos os meios a utilizar e os proveitos ou operações a realizar, comparando-se periodicamente aqueles objectivos com as realizações (Pereira e Franco,
1994).
PLANEAMENTO
O processo de planeamento envolve a fixação de objectivos e linhas gerais de gestão
que servem de base à definição da estratégia.
De acordo com Caiado (2008), o planeamento e programação a curto prazo devem enquadrar-se no planeamento e programação a médio ou a longo prazo, com os ajustamentos que o grau de realização das previsões destes, imponham ou aconselhem face à conjuntura e ao eventual aparecimento de novos factores.
- Planeamento a longo prazo indica o rumo ou a orientação geral a se observar. os objectivos considerados no plano a longo prazo não são apenas o lucro, mas o crescimento de capital e o aumento da quota de mercado.
-Planeamento a curto prazo visa a elaboração de um programa de acção que permita a coordenação e o controlo das actividades da empresa, tendo este programa que respeitar a orientação geral fixada.
Neste planeamento a estrutura da empresa é um dado (o capital imobilizado e a capacidade de produção são fixos). O que varia, são as variáveis de produção e de venda (preço de venda; volume de vendas; volume de produção;