Mecânica dos Solos
CORPO
O corpo da barragem é a estrutura para o barramento da água em si, constituído pelos diversos elementos da barragem, e que fica em contato direto com a água. É limitado por superfícies mais ou menos verticais chamadas paramentos ou barramentos, sendo o paramento da montante em contato com a água, e o paramento da jusante. A superfície que delimita superiormente o corpo de barragem é chamada coroamento.
NÚCLEO
As barragens de terra podem ter a seção zonada ou homogênea, no primeiro caso, elas são constituídas
por
um
núcleo
central
impermeável,
envolvido
por
material
consideravelmente mais permeável em ambos os lados, tais zonas protegem e dão sustentação ao núcleo, podendo ser formadas por areia, cascalhos, fragmentos de rochas ou uma mistura desses materiais.
Desse modo, em barragens com núcleo, os elementos externos exercem uma função estabilizadora, enquanto compete ao núcleo ser o elemento impermeabilizante. A espessura do mesmo depende da quantidade de materiais argilosos disponíveis, de seus índices físicos naturais, como o teor de umidade, de características geotécnicas, entre outros aspectos. O posicionamento do núcleo em uma barragem depende das resistências relativas dos materiais permeáveis e impermeáveis.
A figura 1 corresponde a uma seção típica de barragem de enrocamento, com um núcleo vertical (impermeabilizante) de argila.
Figura 1
FILTRO
Os filtros constituem o sistema de drenagem interna de uma barragem, composto geralmente por um tapete drenante e um filtro em chaminé. Tem por finalidade segurar as partículas que sólidas que eventualmente são carregadas pela água durante a percolação pela estrutura da barragem. Caso não haja esse procedimento é possível que a água carregue partículas sólidas, deixando a barragem porosa, o que compromete a sua resistência.
Os tapetes drenantes ficam apoiados geralmente sobre a superfície da fundação, e são formados por camadas