po po po.
ALONGAMENTO.
DEFINIÇÃO
Alongamento é uma manobra terapêutica cuja finalidade é aumentar a mobilidade dos tecidos moles e subsequentemente melhorar a amplitude de movimento por meio do aumento do comprimento de estruturas que tiveram encurtamento adaptativo e tornaram-se hipomóveis com o tempo.
Flexibilidade / Extensibilidade.
Flexibilidade é a habilidade de mover uma única articulação ou uma série de articulações de maneira suave e confortável por meio da amplitude de movimento irrestrita e sem dor.
Extensibilidade é a habilidade das unidades musculotendíneas que cruzam uma articulação de relaxar e ceder a uma força de alongamento.
Hipomobilidade.
Hipomobilidade refere-se à diminuição, restrição ou limitação da mobilidade causada pelo encurtamento adaptativo dos tecidos moles.
Os fatores incluem:
-Imobilização prolongada de um segmento do corpo.
-Estilo de vida sedentário.
-Desalinhamento postural e desequilíbrios musculares.
-Desempenho muscular comprometido associado a um conjunto de distúrbios musculoesqueléticos ou neuromusculares. -Trauma dos tecidos resultando em inflamação e dor.
-Deformidades congênitas escoliose e cifose.
ou
adquiridas
como
Contratura muscular.
Contratura é o encurtamento adaptativo da unidade musculotendínea e outros tecidos moles que cruzam ou cercam uma articulação, resultando em resistência significativa ao alongamento passivo ou ativo e limitações na amplitude de movimento.
• Tipos de contratura.
– Contratura miotática: refere-se ao encurtamento adaptativo da unidade musculotendínea e à perda significativa de amplitude de movimento sem a presença de uma patologia muscular específica. É uma contratura reversível em um tempo relativamente curto com exercícios de alongamento.
• Contratura pseudomiotática: refere-se ao comprometimento da mobilidade decorrente de hipertonicidade/espasticidade associada com lesões do sistema