Contexto Pnaic
Maria Rozete Araújo de Castro
Marcio Camões
RESUMO: Este presente artigo vem ressaltar minha experiência como educadora e os métodos utilizados atualmente com alunos do 1º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Duque de Caxias. A proposta do presente trabalho é demonstrar a realidade da educação na idade certa na escola que leciono, enfatizando os métodos e eixos que me baseio para realizar meu trabalho
PALAVRAS CHAVES: alfabetização, idade certa
INTRODUÇÃO:
Atualmente, defende-se um trabalho pedagógico nos anos iniciais que envolva tanto o alfabetizar quanto o letrar. Esta é a nova e desafiadora tarefa que foi apresentada a mim. A alfabetização em determinado momento, era compreendida como mera aquisição de um código linguístico. Em um momento posterior, passou a ser concebida como a inserção do aluno no mundo dos textos, desprestigiando assim, os aspectos específicos do sistema de escrita. Atualmente busca-se um equilíbrio destes dois aspectos. É fundamental que as crianças adquiram capacidades inerentes ao sistema, mas ao mesmo tempo essa aquisição deve ser feita por meio dos usos sociais que se faz da leitura e da escrita.
CONCEITUANDO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Na construção deste trabalho, percebi que alfabetização e letramento são conceitos diferentes, uma vez que envolvem conhecimentos e habilidades distintas. Porém são processos indissociáveis, simultâneos e que precisam caminhar juntos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com Sores (2004, p. 14)
“A alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de praticas socais de leitura e escrita, isto é, através de atividades de letramento e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em dependência da alfabetização.” (Grifos da autora”
É considerado alfabetizado aquele que aprende o sistema convencional de ma escrta