Pacto
PNAIC = Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do Ministério da Educação, do Governo Federal, realizado em parceria com os Governos Estaduais e Municipais objetivando alfabetizar em português e matemática todas as crianças até oito anos até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, através do programa é trabalhada a formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também são distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi implementado no início de 2013, com foco na formação em Linguagem. Em 2014 será o mesmo tema, com maior aprofundamento e introdução dos conceitos matemáticos. Porque surgiu o PNAIC? Dados informam que 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o PNAIC.
Função do PNAIC? Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. O objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das