Análise das razões para a mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil
FACIPE
Trabalho de Introdução à Administração – Prof. Alexandre Baracho
1º Período de Administração – Noite
Análise das razões para a mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil
Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, a maioria das empresas que nascem e morrem no país possuem um número pequeno de funcionário e 7 em cada 10 empresa sobrevivem após 2 anos da abertura.
Um dos principais fatores que impossibilitam o desenvolvimento destes negócios e maior taxa de mortalidade encontrada nas empresas de pequeno porte é explicada pela dificuldade de acesso ao crédito e menor capacidade de competividade, segundo a pesquisa, o setor que mais apresenta fechamento é o comércio seguido por serviços e indústrias. Embora na opinião de empresários que encerram as atividades, encontra-se em primeiro lugar as causas relacionadas ao fracasso relacionada a falhas gerenciais na condução dos negócios.
Segue abaixo alguns dos principais fatores.
Falhas gerenciais Falta de capital de giro Problemas financeiros Ponto / local inadequado Falta de conhecimentos gerenciais
Causas Econômicas Falta de clientes Maus pagadores Recessão econômica do país
Logística Operacional Instalações inadequadas Falta de mão-de-obra qualificada
Políticas Públicas Falta de crédito bancário Problemas com fiscalização Carga tributária elevada
Por isso recomenda-se antes da abertura de uma empresa analisar todos estes aspectos e fazer um planejamento futuro, acreditando que criatividade, perseverança e aproveitamento de oportunidades e comportamentos podem conduzir ao sucesso empresarial.
Fontes de Consulta: Folha de São Paulo / SEBRAE