contexto histórica de paulo freire
No ano de 1929, aconteceu o que foi considerado a maior catástrofe econômica a tal conhecida como “Crise de 29” ou “Depressão de 29”. A crise deu inicio com a quebra d abolsa de valores de Nova Iorque, refletindo no Capitalismo Liberal e Democracia Liberal.
Essa crise espalhou-se rapidamente pelo mundo devido a interdependência do sistema capitalista. O Brasil sentiu os efeitos da crise por causa da exportação do café.
Paulo Freire era de uma família bem sucedida e de posses, nessa época da crise ele tinha apenas oito anos de idade.
Com o agravamento da crise econômica mundial e com a morte de seu pai, Paulo Freire passou a enfrentar dificuldades econômicas, passando a conhecer então bem de perto a pobreza e a fome. Essa crise o levou a se preocupar como os mais pobres e isso ajudaria a construir seu método de ensino.
Paulo Freire estudou e se formou em Direito, mas não seguiu carreira, encaminhando a vida profissional para o magistério. Suas ideias pedagógicas surgem a partir da observação da acultura dos alunos.
Em 1946 Freire foi indicado como diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social em Pernambuco.
Em 1961 foi indicado diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade de Recife.
E então acontece o que seria o marco no alge de sua carreira, a maior oportunidade relação professor x aluno para aplicação significativa de suas teorias, quando ensinou 300 cortadores de cana a ler e escrever em apenas 45 dias.
Em resposta a esse feito, esse experimento o governo brasileiro de João Goulart aprovou a criação de centenas de círculos de cultura ao redor do país.
Em 1964 ocorreu o golpe Militar onde extinguiu todo esforço, Freire passou por Chile, Suíça, Estados Unidos e Inglaterra.
Freire era totalmente contra a metodologia da escola tradicional. Ele defendia que ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar possibilidades para produção e construção, onde o educando cria sua