A formação do Historiador pensante
José Wedson Câmara Junior
Laise Fernandes Silva
Nayara Priscila de Moura
Resumo: Este artigo busca apresentar a importância da filosofia da educação para a formação dos professores de história. Levando os mesmos a refletirem sobre seu cotidiano e sobre sua posição na sociedade, refletir de maneira critica sobre as praticas atualmente exercidas pelos professores de história, e assim tentar propor um melhor ensino e aprendizagem da disciplina, que leve a questionar a história que já foi contada, um ensino que estimule o aluno a pensar, que estimule a consciência histórica do aluno. Pra que ele possa acompanhar as transformações da sociedade atual.
Palavras-chave: Reflexão. Pratica. Educação
Abstract: This article aims to show the importance of philosophy of education for the training of history teachers. Leading them to reflect on their daily lives and on their position in society, reflecting so critical about the practices currently exercised by history teachers, and so try to propose a better learning and teaching discipline, leading to question the story that has already been counted, a teaching that encourages students to think, that stimulates awareness of the historical student. So he can follow the transformations of contemporary society.
Keywords: Reflection. Practice. education
Introdução: A sociedade atual está vivendo um momento de profunda transformação, onde o professor de história tem a necessidade de acompanhar tais transformações, pois o mesmo é um profissional do humano, do social e do político, tendo o papel fundamental de nortear indivíduos para um posicionamento critico social, e faz isso por um caminho que busca problematizar fatos ocorridos em determinada temporalidade para compreender seu contexto de forma a definir o seu pensamento critico. Com bases fincadas na narrativa histórica, orientar o individuo para que