Pesquisa Operacional
ESCOLA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CAMPUS MOSSORÓ
GEOVANE SILVA BRAGA AVELINO
IKARO VITOR SILVEIRA
JOÃO EVANGELISTA DA SILVA JÚNIOR
ROSANA OLIVEIRA DA SILVA
WANDERSON DA SILVA MENDONÇA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: PESQUISA OPERACIONAL
MOSSORÓ – RN
2013
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PESQUISA OPERACIONAL
Relatório apresentado as disciplinas de Introdução a Engenharia de Produção; Metodologia Científica e Introdução a Educação Superior como requisito parcial da U2, ministradas respectivamente pelo professores Joelton F. Barbosa; Jhose Iale C. da Cunha e Washington Sales.
MOSSORÓ–RN
2013
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO
O estudo foi realizado no Rebouças Supermercados que esta localizado na rua João Cordeiro no bairro Santo Antônio, dentro do estabelecimento podemos obsevar que a Pesquisa Operacional é encontrada na formação de Filas, já sabemos que dentro do tema pesquisa operacional existe um estudo que é Teoria das Filas.
De acordo Morabito (2008, p. 177)
A teoria das filas (ou teoria de congestão) estuda as relações entra as demandas em um sistema e os atrasos sofridos pelos usuários desse sistema. A formação de filas ocorre se a demanda excede a capacidade do sistema de fornecer serviços num certo período. A teoria de filas auxilia no projeto e operação dos sistemas para encontrar um balanceamento adequado entre os custos de oferecer serviço no sistema (por exemplo, custos operacionais, custos de capacidade) e os custos dos atrasos sofridos pelos usuários do sistema.
A teoria das filas estuda se a quantidade de caixas irá atender a demanda de clientes. Por exemplo, se no supermercado vimos que existe filas enormes, que os clientes demoram a ser atendido, o Engenheiro de Produção deverá aplicar a Teoria das filas, para facilitar no