Física experimental
Departamento de Física
Centro de Ciências Físicas de Matemáticas
Disciplina: Física Experimental II- FSC 5123
Relatório Experimento 09
Espelhos e Lentes
Alunos: Luís Fernando Guglielmi Sobrinho
Luís Otávio Lima RochelMaria Fernanda Pessatti Rosa
Turma: 04216
Data: 11/09/2014
Objetivos
a) Medir a distância focal de um espelho côncavo pelo método da ampliação.
b) Medir a distância focal de lentes convergentes pelos métodos gráfico e de Bessel.
c) Medir a distância focal de uma lente divergente pelo método do acoplamento.
Introdução
Espelhos e lentes são superfícies (normalmente lisas e uniformes) que causam o redirecionamento da luz que incide sobre eles sem nenhuma perda de informação. Enquanto o espelho não permite que a luz o atravesse, a lente deve permiti-la para passar por sua(s) superfície(s) esférica(s). Suas faces podem ser classificadas dependendo da posição de seu foco. As trajetórias dos feixes de luz após incidirem em um espelho ou lente convergem para um ponto no espaço denominado como foco. É importante conhecer sua posição pois conseguimos prever como o espelho/lente vai operar. A distância do vértice ao foco é denominado distância focal.
O experimento realizado é realizado em quatro etapas, onde são usadas quatro métodos diferentes: os métodos de ampliação, gráfico, de Bessel, e de acoplamento. A determinação da distância focal é objetivo de todas as etapas, que servem para os tipos diversos de lentes e espelhos.
Questionário
1.a. Calcule o valor médio da distância focal do espelho côncavo com os dados da Tabela I. Calcule o erro percentual em relação ao valor nominal, anotado no espelho.
O valor médio da distância focal será a média aritmética das três medidas: fmédio=f1+f2+f33fmédio=26,74 cm
E%=100,00∙26,74-25,0025,00E%=6,961.b. Explique como variam o tamanho (I ) e a posição (p’) da imagem à medida que o espelho côncavo se afasta do objeto (veja tabela I).
Conforme se afasta o