Contagem de Coliformes fecais
“Contagem de Coliformes totais e fecais”
Introdução
A presença de coliformes nos alimentos é de grande importância para a indicação de contaminação durante o processo de fabricação ou mesmo pós-processamento. Segundo FRANCO (2005), os microrganismos indicadores são grupos ou espécies que, quando presentes em um alimento, podem fornecer informações sobre a ocorrência de contaminação fecal, sobre a provável presença de patógenos ou sobre a deterioração potencial de um alimento, além de poder indicar condições sanitárias inadequadas durante o processamento, produção ou armazenamento.
A presença de Coliformes totais e Escherichia coli em alimentos processados segundo SILVA (1997), é considerada uma indicação útil de contaminação pós–sanitização ou pós-processo, evidencialmente práticas de higiene e sanificação aquém dos padrões requeridos para o processamento de alimentos.
A maioria dos coliformes são encontrados no meio ambiente, essas bactérias possuem limitada relevância higiênica. Devido ao fato de os coliformes serem destruídos com certa facilidade pelo calor, sua contagem pode ser útil em testes de contaminações pós-processamento. (FORSYTHE, 2002)
Objetivo
O objetivo da aula foi de observar as presenças coliformes fecais e totais na amostra de agua mineral.
Material e método
Material Utilizado:
Grade para tubos
Tubo de ensaio
Pipetador/ peras
Agua pepitonada
Caldo de E. Coli
Proveta
Caldo V. B
Caldo LST
Agua Mineral
Tubos de Duran
Método: preparo da amostra
Misturar 25 ml da amostra (agua mineral) em 225 ml de agua pepitonada para formar a diluição 10-1 e distribui em três tubos de ensaio
Colocar 1 ml da diluição 10 em 9 ml de agua pipetonada para ter a diluição 10-2 em tubos de Duran com caldo LST e colocar 1 ml da diluição 10-3 em 9 ml de agua pepitonada em três tubos de Duran com caldo LST
Deixar os tubos de 24 a 48 horas na temperatura de 35°C
Caso os tubos