Dissertação Evolução do pensamento Administrativo
Desde a era industrial as empresas notaram a necessidade de organizar os setores com o objetivo de utilizar a mão-de-obra da maneira maia lucrativa possível, porém, somente muitos anos depois chegou-se ao entendimento que somente a organização funcional (Controles, metas, prazos) não são suficientes para se obter êxito em uma empresa.
Diversos outros fatores devem ser levados em conta, ambiente de trabalho, visão de mercado, estratégia, etc. Se um desses elementos for deixado de ladoa probabilidade da empresa não obter sucesso pleno é muito grande.
Corpo, mente e alma precisam ser levados em consideração e trabalhamos juntamente, para que a empresa possa se desenvolver em todos os aspectos e funcione como um ciclo, onde todas as partes se interligam com um objetivo comum.
O gestor da empresa plena deve estar atento às mudanças do mercado, assim como deve estar disponível para as sugestões dos funcionários acerca do que deve ser feito , possíveis mudanças, mantendo um clima de transparência e troca entre todos. Deve cobrar resultados e definir regras, mas nunca esquecer que trabalha com mão-de-obra humana, que pessoas são movidas a estímulos, incentivos e têm necessidades particulares, afinal, não são máquinas.
Atentando-se para os três elementos da tríade, um gestor pleno une corpo, mente e alma em sua gestão.