Humanos
Ser humano, único ser racional, que erra, mente, destrói com racionalidade. Como entender quem se autonomeia racional e têm atitudes de animais que não pensam? A busca do conhecimento sobre o homem é rica em teses, teorias e incertezas. Por que o homem não entende o homem?
Certamente a incapacidade humana de se auto entender vem da variedade de pensamentos, gostos, amores, ódios... Todos são diferentes, se há estudo de um, não há certeza que o resultado se aplicará a outro. Distintos aparentemente e psicologicamente, o homem é belo pela diversidade. Filosoficamente culto e urbanamente vazio, indiscutivelmente complexo. Como os entender?
“Freud explica”. Mesmo com todo seu legado, Freud deixou à humanidade algumas lacunas sobre o sistema mais complexo existente, o cérebro. Por que fazem isso? No que eles pensam quando? O pai da psicanálise respondeu ao mundo muitas questões até então sem respostas, mas não retirou todas as dúvidas, pois do contrário, não haveria questionamento sobre como entender o ser humano. Dualidade de ideologias, bipolaridade de sentimentos, submissão ao próximo, lutas de classes... “E, em vez de achar a luz que os céus inflama, somente achei moléculas de lama e a mosca alegre da putrefação”. Talvez o poeta paraibano Augusto dos Anjos, escreveu esses versos de “idealização da humanidade futura” depois de fazer uma viagem ao seu “eu”, e aprofundar na mente humana, onde encontrara apenas sujeira e acabara seu soneto sem sucesso.
Possivelmente a humanidade nunca terá sucesso nessa busca de completo autoconhecimento, mas será ruim? O próprio homem já disse num dito popular “o bom é o desconhecido”, então se ele estiver certo na afirmativa, a humanidade morrerá feliz e sem uma conclusão.