o estado e os problemas conteporaneo
4. Com base no que vimos nesta Unidade, argumente, em cerca de duas páginas, sobre as seguintes afirmações:
a) Keynesianismo e Estado de Bem-Estar Social são duas faces da mesma moeda.
b) Cada modelo de Estado de Bem-Estar Social, tal como elaborado por Esping-Andersen, responde a diferentes princípios de justiça e promove a inclusão social de maneira distinta. 5. Elabore um texto, em uma página, sobre as vantagens e desvantagens dos diversos modelos de Estado de Bem-Estar Social frente às condições macroeconômicas impostas pela “Nova Ordem Mundial”
(globalização, “financeirização” etc.).
R= Para o Estado fica o dever/poder em garantir bem como de assegurar a todos os cidadãos os direitos sociais que possam garantir direitos que vão desde a garantia de bens físicos ao maior deles que nesse caso é o direito a vida.
Em cada Estado fora adotada e então houve posteriormente uma adaptação de vários tipos de serviços públicos que são oferecidos à população conforme suas leis e seus costumes, isto é, patrocinam ou regulam os sistemas nacionais como a saúde, a segurança, e a educação.
Os modelos de Estado de Bem Estar Social propostos por Esping-Andersen são:
a) Regime social-democrata;
b) Regimes democratas;
c) Regime liberal.
De maneira que estes regimes tem como função a discussão dos direitos sociais dos indivíduos bem como a descomodificação da força de trabalho em diferentes níveis, onde o Estado do Bem-Estar Social passou a ser visto como oneroso, inflacionário e inimigo do estado econômico. Diante da Nova Ordem, isto é, por meio da Globalização, todos sofreriam e continuam sofrendo as conseqüências dos problemas de ordem social que nesse caso pode ser entendido pela diminuição dos serviços oferecidos pelo Estado que, ao final, gera o desemprego. Portanto o regime liberal seria o que se adaptaria ao momento político vivido pelos Estados.
Pode entender que os serviços sociais