FILOSOFIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Contextualizamos essa pesquisa por meio de referências bibliográficas, fundamental para a complementação do estudo, entendendo a origem da Filosofia e atual administração.
Palavras-Chaves: Filosofia. Filósofos. Administração. Pensadores.
1. A FILOSOFIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
A filosofia, apesar de incapaz de nos dizer com certeza qual é a verdadeira resposta para as dúvidas que ela própria levanta, sugere possibilidades que ampliam nossos pensamentos, livrando-os da tirania do hábito. Embora diminua nosso sentimento de certeza com relação ao que as coisas são, aumenta em muito nosso conhecimento a respeito do que as coisas podem ser. A filosofia, como todos os outros estudos, visa em primeiro lugar o conhecimento. O conhecimento que ela tem em vista é o tipo de conhecimento que confere unidade sistemática ao corpo das ciências.
“Filosofia da Administração é o campo da pesquisa filosófica que se ocupa da investigação da teoria e prática administrativas.” [1]
Aplicada a Administração o pensamento filosófico e a atividade de gerenciar negócios, aparentemente, parecem incompatíveis, disciplinas estranhas, cujo entrelaçamento não oferece nada de útil. Em decorrência do estereótipo criado que somente disciplinas consideradas objetivas como Matemática e Contabilidade são essenciais para gerir empreendimentos, a filosofia não é vista com bons olhos pelos graduandos.
Desde o surgimento dos questionamentos dos primeiros que