RESUMO CRÍTICO DO ARTIGO “BASES DO CONHECIMENTO CIENTIFICO E SUA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO”, POR JAMUR JOHNAS MARCHI.

1133 palavras 5 páginas
RESUMO CRÍTICO DO ARTIGO “BASES DO CONHECIMENTO CIENTIFICO E SUA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO”, POR JAMUR JOHNAS MARCHI.
O artigo tem por objetivo rever as bases das principais correntes do pensamento que entusiasmaram a formação do conhecimento em administração. No entanto o autor chama a atenção do leitor para perceber as raízes do saber no campo científico desta ciência. O trabalho não ressalta uma discussão excludente entre paradigmas dominantes e emergentes, ou entre abordagem gerenciais e criticas, mas apresenta uma proposta de informação referente aos aspectos que influenciaram e influenciam o desenvolvimento da ciência da administração. Japiassu (1991, p.15) é o primeiro estudioso citado, no campo do saber, da epistemologia e dos paradigmas. A epistemologia pode ser definida etimologicamente como o discurso sobre a ciência. Na referida dissertação empregas-se uma epistemologia especifica pois se pretende refletir sobre as raízes do conhecimento da administração e dos pré saberes. O paradigma por sua vez é de extrema importância para o estudo, uma vez que permite nivelar o que se pretende discutir. Outras vertentes apresentadas são o racionalismo, o empirismo e criticismo, nas faldas de Kant, Bacon e Descartes. O criticismo de Kant surgiu da influencia do empirismo e o racionalismo, tornando-se o “centro da filosofia contemporânea idealista e positivista”, ele ainda apresenta em uma de suas obras uma critica a metafísica racionalista. Kant procura descrever e analisar as formas de conhecimento humano em termos de tempo e espaço. Seguindo a linha do autor, apresentar-se-á as descrições de Francis Bacon. Este procura uma forma de estabelecer estudos da natureza empiricamente, onde critica os resultados da ciência de sua época e atribui estes mais ao acaso. Bacon ainda procura propor a busca por experimentos que aclarem as causas, dentro de uma linha ou processo contínuo de evolução do conhecimento. Descartes é o próximo pensador

Relacionados