Resenha - A evolução do pensamento administrativo
RESENHA
A evolução do pensamento administrativo.
SILVA, Reinaldo O. da. A evolução do pensamento administrativo. In:_________.
Teorias da Administração. São Paulo: Prentice, 2008. cap. 3, p. 77-102.
O principal tema abordado no capitulo é identificar os elementos e fundamentos administrativos das diversas civilizações e povos da antiguidade. Introduzir ao leitor os princípios e indícios da administração nas civilizações mais primitivas até o século XX, que deu início e evolução até as teorias administrativas atuais, reconhecer as contribuições das instituições militares e da igreja católica, compreender a origem das mudanças administrativas causadas pela Revolução Industrial.
O autor retrata a administração como um fator determinante do processo econômico e modeladora das sociedades, expõe está ciência como uma atividade encontrada em empreendimentos de qualquer espécie, de todos os povos, de todos os tempos. Neste contexto o autor reconstitui a história da administração buscando a sua pratica desde as civilizações antigas até os dias atuais.
O capítulo apresenta diversas contribuições das antigas civilizações para a administração, mostrando que esta é uma prática muito antiga. Menciona Salomão, governante bíblico, que coordenou a elaboração de acordos de comércio, administrou programas de constituição e modelou tratados do século X a.c.
Partindo do ponto de contribuição de cada civilização exemplifica-se:
Suméria: se destaca a escrita desenvolvida para realizar registros administrativos;
Egito: através de suas construções arquitetônicas percebemos práticas administrativas como: planejamento, organização, autoridade, responsabilidade e detalhamento das descrições de