gabriel
Em retrospectiva, é seguro dizer-se que o Quickstep evoluiu a partir de estilos de dança tão distintos como o Foxtrot, Charleston, Shag, Peabody, Boston e One Step, sendo uma criativa combinação de todas elas.
Tendo a sua origem em Inglaterra onde, curiosamente, muitas bandas tocavam o Foxtrot lento demasiado rápido, a solução foi abrandar o ritmo do Foxtrot lento e introduzir o que viria a ser o Quickstep como a versão mais rápida do Foxtrot. Em 1925 chegou a febre do Charleston que teria um papel determinante na criação do Quickstep, que foi oficialmente reconhecido a partir de 1927.
A combinação de movimentos lineares e circulares faz do Quickstep uma verdadeira lufada de ar fresco sobre a pista de qualquer salão de dança. Embora tenha evoluído do Foxtrot, o Quickstep distingue-se em termos de passos e sequências, que são muito diferentes e ainda em pequenos pormenores como o facto do homem manter os pés unidos, o que não acontece no Foxtrot. O Quickstep é ainda comparado com a Valsa, uma vez que as suas posições iniciais são idênticas, assim como o esquema diagonal que sustenta as figuras básicas. Com uma personalidade muito própria, é impossível ficar-se indiferente a um bom Quickstep!
O Quickstep é uma dança simultaneamente rápida e elegante – a sua dificuldade está em conseguir esta harmonia – sendo que os bailarinos devem dançar com postura, dando a sensação que são leves como penas. Extremamente divertida e energética, faz questão de utilizar a pista de dança na sua totalidade, onde executa