Gabriel
Nomes -> Gabriel Ferreira de Oliveira
Turma -> 101 Disciplina-> Sociologia
Racismo
Caxias do Sul, 16 de maio de 2014.
Introdução
Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas.
O preconceito racial no Brasil começou quando os portugueses trouxeram os primeiros negros para servirem de escravos nos engenhos. Depois da abolição da escravatura o preconceito não acabou e ate hoje ele existe. Ate a década de 50, negros eram mortos enforcados em arvores, sem julgamento, sem que os autores do crime fossem punidos. E é esse preconceito racial (entre outros) que existe ate hoje apesar da legislação brasileira condenar esse ato.
Mas o preconceito racial, ou racismo, não acontece só com os negros, muito brancos já sofreram preconceito por serem brancos. Da mesma forma que, infelizmente, existem brancos que desprezam os negros, existem negros que desprezam os brancos. O pior de tudo isso é que alguns brancos que já sofreram preconceito fazem o mesmo com os negros e vice-versa.
O racismo
O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras.
Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas.
Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.
O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por