Resenha crítica do cap 2 do livro Introdução a Teoria Geral da Administração
Dados Gerais
Disciplina
Evolução do Pensamento Administrativo
Professor
Aluno
Turma
Análise do Texto
Título do Texto
Introdução a Teoria Geral da Administração
Autor (es)
Idalberto Chiavenato
Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)
Capitulo 2
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
O capitulo 2 – Antecedentes históricos da Administração -, fala do surgimento e das influencias que a administração sofreu desde os tempos mais antigos até hoje.
Enquadramento Teórico das Idéias do Autor (no máximo 150 palavras)
Apreciação Crítica da Obra (no máximo 500 palavras)
A história da administração é recente, mas desde os tempos mais antigos sempre existiu uma maneira de administrar as organizações, fossem ela organizadas ou não. O avanço da administração foi muito lento até o século XIX, mas sofreu influencias de vários lugares, tempos e pessoas.
Os filósofos, desde os mais antigos, como Sócrates, aos mais modernos, como Descartes, contribuíram muito para as primeiras ideias de administração.
A Igreja era uma organização bem estruturada e organizada que possuía apenas uma autoridade máxima: O Papa. Isso influenciou as teorias administrativas que diziam que as organizações devem ter apenas uma autoridade máxima (Hoje um CEO ou Presidente).
As Organizações militares também influenciaram a administração. Com ela aprendemos a delegar um pouco de autoridade mesmo aos cargos pouco importantes, mas sempre mantendo um autoridade máxima. Também surgiu o conceito de que os subordinados devem saber o que e para que estão fazendo algo, pois “A obediência cega nunca leva à execução inteligente.”
A Revolução Industrial criou o contexto para que essas ideias pudessem ser aplicadas, fazendo com que fábricas e organizações surgissem, o que permitiu que a Teoria Administrativa pudesse ser criada.
As ideias dos Economistas Liberais deram origem aos primeiros pensamentos administrativos, como a divisão do