Resenha do Conteúdo Und. 1 de Evolução do pensamento administrativo
Já dizia o professor conteudista José Benedito Regina: “O terreno de trabalho do administrador é a organização”.
As organizações, no entanto, por serem de seu tamanho e complexidade, precisam ser entendidas como sistemas que são formados por partes menores (subsistemas) e pode ser representado por hierarquia. Por exemplo:
Gerentes de primeira linha (ou de primeiro nível): gerentes responsáveis apenas pelo trabalho de empregados operacionais; não supervisionam outros administradores.
Administradores de topo: responsáveis pela administração global da organização. Estabelecem políticas operacionais e conduzem a interação da organização com o seu ambiente.
Administrador ou gerente funcional: responsável por apenas uma atividade da organização, como produção, marketing ou finanças.
Administrador ou gerente geral: supervisiona uma unidade complexa, como uma companhia, uma subsidiária ou uma divisão operacional independente.
1.1 Habilidades necessárias
Katz aponta três tipos de habilidades como importantes para um desempenho administrativo de sucesso: habilidades técnicas, humanas e conceituais;
Habilidades técnicas: são aquelas que consistem na utilização de conhecimento especializado e precisão na execução de técnicas e procedimentos.
Habilidades humanas: são aquelas que geram cooperação em meio à equipe que está sendo liderada.
Habilidades conceituais: são aquelas que consistem na capacidade de enxergar a empresa como um todo.
As habilidades humanas são extremamente importantes para gerentes de níveis alto e médio e também dos níveis de supervisão. Por exemplo:
Alta Gerência necessita das Habilidades Conceituais;
Média Gerência necessita das Habilidades Humanas;
Gerência de supervisão ou operações necessita das Habilidades Técnicas;
O autor Chiavenato resume as competências pessoais do administrador assim: o sucesso profissional do administrador é resultado da aplicação de suas habilidades técnicas,