administraçao
Teoria Geral da Administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras
Adriana Amadeu Garcia *
ARAUJO, Luis César G. de. Teoria Geral da Administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.
Teoria geral da administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras é destinado a um público não só de estudantes, mas também a “pessoas” em cargos de consultoria, cargos executivos e/ou empreendedoras.
Aliás, empregar a palavra “pessoas” no lugar de consultor, executivo e/ou empreendedor não é um mero acaso.
“Pessoa” é palavra que não define sexo. A idéia é enfatizar o fato das mulheres estarem conquistando um espaço substancial na área de gestão, até então dominada pelos homens. Assim, ao longo do texto o leitor perceberá claramente essa preocupação de fazer com que o público feminino se sinta incluído no mundo dos negócios.
Por conta disso, Luis César G. de Araujo dedica o primeiro capítulo ao seu público-alvo descrevendo alternativas de ação profissional, com o intuito de explicar as abordagens da teoria geral da administração. Nesse sentido, o autor não só fala das abordagens clássicas, comportamental, estruturalista, sistêmica e contingencial, como também estabelece uma relação entre elas e a realidade dos dias de hoje. Isso é feito, recorrendo-se a exemplos bastante claros, indicando para o leitor que na evolução do pensamento administrativo, as abordagens não podem ser vistas isoladamente, pois muitas vezes “convivem” simultaneamente.
Além de incluir o público feminino no contexto organizacional e relacionar o pensamento de Taylor e de seus seguidores com a realidade atual, a obra de Luis César tem um diferencial em relação a outros livros que se propõem a estudar as teorias administrativas já consagradas. Seu estudo trata a questão da interdisciplinaridade da área administrativa, mostrando as demais áreas de uma organização −como, por exemplo, gestão de pessoal e marketing −falando de sua