carbunculos - veterinária
Acadêmica: Eviane da Silva Ramos
1. INTRODUÇÃO
O Carbúnculo sintomático e Carbúnculo assintomático são enfermidades de origem bacteriana que acomete os bovinos e outras espécies, sendo os herbívoros de maior predileção. O Carbúnculo assintomático é causado pelo bacillus anthracis, sendo esta uma zoonose, já o Carbúnculo sintomático é causado pelo clostridium chauvoei responsável por mionecrose.
São doenças infectocontagiosas de grande importância, portanto neste presente trabalho serão abordados aspectos relacionados as doenças tais: agente etiológico, epidemiologia, sinais clínicos, achados patológicos, fisiopatogenia, comenta-se também a importância do diagnóstico preciso.
2. CARBÚNCULO SINTOMÁTICO
O carbúnculo sintomático é uma enfermidade fatal e endógena que dos ruminantes e outras espécies animais, que geralmente acomete a musculatura ocasionando mionecrose. (1,2)
2.1. AGENTE ETIOLÓGICO
O carbúnculo sintomático é causado pela bactéria clostridium chauvoei, do gênero Clostridium, bacilo gram positivo, anaeróbico, produz esporos, este microrganismo pode viver no ambiente por longos períodos (6), e é encontrado amplamente no solo e no trato intestinal dos herbívoros. A transmissão ocorre através da ingestão de pastos contaminados com os esporos (5)
2.2. EPIDEMIOLOGIA
É uma enfermidade aguda que acomete os bovinos e ocasionalmente os ovinos, caprinos suínos e raramente os equinos. A doença ocorre em todos os estados do Brasil, a infecção ocorre esporadicamente em localizações onde se encontra os microrganismos no solo. (4,6)
2.3. FISIOPATOGENIA
A infecção ocorre pela ingestão do clostridium chauvoei esporulado, estes se multiplicam no intestino e invade a circulação sistêmica e deposita em diversos órgãos e tecidos, inclusive na musculatura esquelética. A bactéria permanecerá inativa na musculatura esquelética até que alguma lesão no músculo proporcione um ambiente