Acadêmico
Trata-se de uma doença infecto-contagiosa (é uma clostridiose) dos bovinos, que ocorre principalmente em animais jovens e nos meses mais quentes, denominada Carbúnculo Sintomático, conhecida vulgarmente em nosso país por Peste da Manqueira ou Mal do Ano (NUNES, 2005). Nos países de língua Inglesa é conhecido por ¨ Black Leg ¨, sendo seu nome científico
Carbúnculo Sintomático. Era essa doença confundida antigamente com o
Carbúnculo Verdadeiro ou Bacteriano, que é causado pelo: Bacillus anthracis, da qual era considerada uma forma especial. Segundo THADEI (2007), no final do século XVIII, Chabert diferenciou-o, porém do Carbúnculo verdadeiro, baseando-se em seus sintomas clínicos e lesões post-mortem, dando origem então ao nome por que é hoje conhecida de Carbúnculo Sintomático. A descoberta de seu agente causal (etiológico), no entanto, só em 1875 foi possível, e efetuada por Bollinger, que publicou as diferenças entre os agentes causais dos dois tipos de Carbúnculo. Mais tarde, o pesquisado Fesser publicando o resultado de suas investigações, confirmou os trabalhos de
Bollinger. A evidência definitiva que se tratava de duas doenças distintas foi dada por Arloig, Cornevin e Thomas no ano de 1880.
É uma doença infecciosa aguda e caracterizada por mionecrose
(necrose muscular), toxemia grave e alta mortalidade. O carbúnculo sintomático verdadeiro (endógeno) só é comum em bovinos, podendo ocorrer em ovinos, mas a infecção que se inicia por traumatismo (edema maligno) ocorre em outros animais. É uma enfermidade economicamente importante e de difícil tratamento (VARGAS, 2005)
Seu agente etiológico, Clostridium chauvoei, é uma bactéria anaeróbica, formadora de esporos, extremamente estável e encontrada na maior parte dos ambientes. Devido ao fato da taxa de mortalidade situar ao redor dos 100%, esta doença é economicamente importante e de difícil tratamento (CARVALHO et all, 2002).
Segundo Assis et al. (2001), o carbúnculo