A importância da necropsia na Medicina Veterinária
A necropsia é uma prática comumente esquecida na medicina veterinária. Porém muitos profissionais não têm ideia do quão essa técnica é importante e fundamental no estudo de diagnósticos. Por isso é fundamental que os médicos veterinários tenham esse conhecimento para melhor qualificação da categoria.
Quando não é realizada a necropsia em casos de surtos ou mortes em uma propriedade. Resulta em opiniões divergidas de diversos profissionais confundindo assim o proprietário que muitas vezes ira tomar uma decisão errada em relação ao problema, podendo ter grandes prejuízos e perdas em sua propriedade. Em varias Universidades a situação também é complicada, pois os cadáveres procedentes dos hospitais veterinários dessas instituições não são submetidos a necropsias tendo seu corpo incinerado.
A técnica de necropsia é de extrema importância, pois é a principal forma de confirmar ou estabelecer o diagnóstico. Evitando e corrigindo erros de que comumente ocorrem quando a pratica não é realizada. Existem diversos casos relatados na medicina veterinária que concretizam a importância da realização da necropsia, fatos que somente foram solucionados com a prática dessa técnica. Como exemplo "O exame clínico de um equino indicou que o animal apresentava abscesso cerebral, encefalite ou neoplasia; a necropsia revelou ependimite supurativa causada por Staphylococcus aureus (JAVMA, Jan. 1968)".
O melhor meio para a comparação dos sinais clínicos de um animal doente e com lesões que não poderiam ser observadas durante a vida é o exame post-mortem. Médicos veterinários que presenciam as necropsias de seus pacientes, logo irão aperfeiçoar seus conhecimentos em relação à técnica. Já que a necropsia permite que o profissional verifiquem os erros e consequentemente confirmem o diagnostico, assim entendendo mais dos processos patológicos. E ainda permitindo uma maior abrangência na coleta de material para exames virológicos,