Revisão bibliográfica - heterakis gallinarum
1260 palavras
6 páginas
Revisão bibliográficaHeterakis gallinarum
INTRODUÇÃO
Entende-se, como parasita todo o organismo que abita outro ser vivo através de uma relação interespecífica desarmônica, ele utiliza o mesmo como habitat para completar seu ciclo vital e para difundir sua espécie. Alguns parasitas têm grandes capacidades de causar doenças, outros esta capacidade esta diminuída ,neste trabalho faremos uma revisão bibliográfica sobre o parasita conhecido como Heterakis gallinarum, que é um parasita principalmente de aves domesticas e que possui baixa patogenicidade.
TERMOS GERAIS EM PARASITOLOGIA
Agente etiológico: é o causador ou o responsável por transmitir a doença.
Agente infeccioso: é o parasita que tem a capacidade de produzir a infecção ou causar uma doença infecciosa.
Epidemia: seria o numero de casos que ultrapassam nitidamente a incidência esperada de uma doença.
Epidemiologia: é o estudo e os fatores determinantes
Parasitemia: é a carga parasitária no sangue do hospedeiro.
Parasitismo: é a associação entre seres vivos, em que existe unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicados pela associação. Assim, o parasito é o agente agressor e o hospedeiro é o agente que alberga o parasito.
Incidência: é a frequência com que uma doença ou fato ocorre num período de tempo definido e com relação à população (casos novos).
Infecção: penetração e desenvolvimento, ou multiplicação, de um agente infeccioso dentro do organismo de humanos ou animais.
Patogenia ou Patogênese: mecanismo com que um agente infeccioso provoca lesões no hospedeiro.
Patogenicidade: é a habilidade de um agente infeccioso provocar lesões.
Prevalência: caracteriza o número total de casos de uma doença ou qualquer outra ocorrência numa população e tempo definidos.
Profilaxia: conjunto de medidas que visam a prevenção, erradicação ou controle de doenças ou fatos prejudiciais aos seres vivos. Essas medidas são baseadas na epidemiologia de cada doença.