Pcmat
Maria Christina Felix
Colaboração:
Analice Mattos de Oliveira
Miguel Carlos Garcia
Vera Lucia Abril Teles de Sousa
“As técnicas para um plano de lay-out são utilizadas em diversos projetos. Chegar a um bom projeto de lay-out é obter bons resultados para um planejamento com maior número de acertos”.
O estudo para um melhor aproveitamento de um canteiro de obra, diminuindo riscos e visando a melhoria das condições e do meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção é um item imprescindível dentro do PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho.”
1) Introdução
Canteiro de Obras:
Conjunto de instalações para a construção de uma determinada edificação, dividindo-se em duas áreas distintas, uma denominada Área Operacional e a outra, Área de Vivência. Estas áreas darão suporte à administração da obra, ao processo produtivo e aos trabalhadores.
2) Implantação e Dimensionamento
Algumas dificuldades se apresentam durante o planejamento de um Canteiro de Obras. Como exemplos podemos citar: terrenos urbanos de reduzidos tamanhos, diferentes cotas, locação em vias de intenso tráfego, proximidade de outras construções, etc.
Para que se possa projetar um canteiro que atenda às necessidades da produção e ao mesmo tempo contemple as necessidades das condições adequadas de trabalho e conforto dos trabalhadores, devemos, além da criatividade, utilizar técnicas de engenharia que proporcionem um bom layout.
Na implantação de um canteiro devemos considerar para o seu dimensionamento e locação um estudo geral do volume da obra, abordando-se os seguintes itens:
- área de construção (empreendimento)
- área disponível para as instalações das áreas operacionais e área de vivência
- serviços a serem executados, bem como, materiais e máquinas a serem utilizados
- circulação de veículos e pessoas
- empresas empreiteiras previstas
- técnicas de construção a serem adotadas
-