Exploradores de caverna
Aluno: Jaqueline Elias Teodoro
Resumo
Quatro amigos integrantes de uma Sociedade espeleológica empreenderam uma aventura para exploração de uma determinada caverna de rocha calcárias. Aparentemente sem maiores riscos, no entanto, quando já se encontravam no seu interior, aconteceu um desmoronamento que impediu as suas saídas. A princípio acreditaram que pudessem ser salvos por equipes de salvamento.
Infelizmente os trabalhos de remoção eram por demais penosos, exigindo que mais pessoas fossem convocadas. Não obstantes as dificuldades já existentes, outros desmoronamentos tornavam a tarefa ainda mais difícil, causando dez baixas, o que de certa maneira abateu o moral do grupo, mas mesmo assim não desistiram e continuaram trabalhando.
Sabiam que a expedição tinha levado tão somente o necessário para poucos dias e que no interior da caverna não encontrariam outras fontes de alimentação, motivo pelo qual temiam não encontra-los vivos. No vigésimo dia conseguiram contato com o grupo por meio de um aparelho de rádio transmissor. A primeira pergunta que veio do interior da caverna, foi quantos dias ainda levariam para salva-los. Se tudo ocorresse normalmente sem nenhuma nova avalanche, precisariam ainda de mais dez dias para desobstruir a caverna. Muito debilitados, perguntaram se havia algum médico que lhes pudesse dizer se eles, naquelas condições precárias poderiam sobreviver à espera anunciada. O médico respondeu que dada as condições, as suas chances de vida eram remotas.
O rádio silenciou-se por oito horas, quando os contatos foram refeitos, solicitaram novamente que o médico lhes informasse, caso se alimentassem de carne humana, conseguiriam sobreviver aos dez dias anunciados para o salvamento. Perguntaram ainda ao médico qual deles deveria ser sacrificado para o bem de todos, não houve resposta. Perguntaram se