resenha crítica
Francisco José Ferrero1
SUÁREZ ABREU, Antônio. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção 4. ed. Cotia - São Paulo, Ateliê Editorial, 2002. 64 p.
1 CREDENCIAIS DO AUTOR
Autor de três livros publicados pela Ateliê, Antônio Suárez Abreu tem pós-doutorado pela Unicamp e defendeu livre-docência pela USP. Atualmente, é professor titular da Unesp, campus Araraquara, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Já publicou dezenas de artigos nas áreas de lingüística funcional, argumentação e estilística. Seus escritos, frutos de sua experiência como docente e pesquisador, são plenamente acessíveis aos leigos em lingüística
2 RESUMO DA OBRA
O livro se divide em seis capítulos onde o autor fala dos recursos de linguagem na formação de um discurso na arte de convencer e persuadir.
Por que Aprender a Argumentar?
Segundo Antonio Suárez Abreu, aponta a importância de argumentar em nossa vida cotidiana e profissional, uma solução inclusive para a solidão. É demonstrado pelo autor o real sentido do verbo argumentar, em contraposição ao senso comum.
Gerenciando Informação
A argumentação é essencial e temos que ter cuidado quanto a qualidade da informação. Devemos buscar diversas fontes de argumentação, principalmente na literatura clássica e não somente nos meios de comunicação em massa. Segundo o autor nosso senso critico pode ser melhorado utilizando as vivencias da literatura para experimentar outras realidades e conhecer situações das mais diversas. Ainda segundo o autor devemos esquivar da informação massificada e tendenciosa oferecida pelos meios de comunicação.
Gerenciando Relação
Nos dias atuais é preciso ter um bom relacionamento com as pessoas, o bom relacionamento com os amigos, professores, colegas de trabalhos, chefes etc, garante destaque frente a concorrência. É também a solução para um problema pessoal que aflige muitas pessoas, a solidão.
Argumentar, Convencer e Persuadir
O autor enfatiza que argumentar é a arte