Relatorio de contagem de celulas
Ciências Biológicas
Relatório Aula Prática – Contagem de microorganismos
São Paulo
2012
São Paulo
2012
1. Introdução
1.1 Microrganismos
Os microrganismos são os menores seres vivos existentes, como por exemplo, bactérias, leveduras, fungos. Eles podem ser encontrados em uma vasta diversidade de ambientes e desempenham importantes papéis na natureza. Este grupo caracteriza-se por ser completamente heterogêneo, tendo como única característica em comum o pequeno tamanho dos organismos.
Estes organismos são encontrados em quase todos os ambientes, tanto na superfície, como no mar e subsolo. Alguns conseguem sobreviver em ambientes hostis, como por exemplo, em fontes termais, com temperaturas atingindo até 130°C, em regiões polares, com temperaturas inferiores a -10°C, em ambientes extremamente ácidos (pH=1) ou básicos (pH=13), em ambientes extremamente pobres em nutrientes e há ainda aqueles encontrados no interior de rochas na Antártida. Em termos metabólicos, a maioria dos microrganismos são heterótrofos, porém outros são capazes de produzir ácido sulfúrico, ou aqueles capazes de degradar compostos pouco usuais como herbicidas e petróleo.
1.2 Microrganismos indicadores
Para um microorganismo ser considerado indicador ideal, são necessárias algumas características, tais como: ser aplicável a todos os tipos de água, ter uma população mais numerosa no ambiente que outros patógenos, sobreviver melhor que os possíveis patógenos, possuir resistência equivalente a dos patogênicos aos processos de autodepuração e ser detectado por uma metodologia simples e barata. Infelizmente, não existe um indicador ideal de qualidade sanitária da água, mas sim alguns organismos que se aproximam das exigências referidas (CETESB, 1991;
LEITÃO et al., 1988).