Técnica nmp para microorganismos
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
PROF.ª CAMILA DUARTE TELES
- RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA -
COLIFORMES PELA TÉCNICA DO NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP)
DALILA TITTON
FRANCINE MARIA TECCHIO
KELIMAR LEVIS DE PARIZ
BENTO GONÇALVES, 21 DE MAIO DE 2010
INTRODUÇÃO
A técnica de diluição do número mais provável (NMP) é empregada para estimar o número de microrganismos de uma amostra a partir de respostas onde os resultados são reportados como positivos ou negativos em única diluição ou para diluições múltiplas em tabela que foram previamente calculadas estatisticamente. Suas principais aplicações são a contagem de coliformes totais, coliformes fecais e E.Coli em água e alimentos (SILVA et al, 2007). A técnica NMP como qualquer outra técnica, está sujeita a varias fontes de erros.
OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho é aplicar a técnica do número mais provável (NMP) na detecção de coliformes totais e fecais (E.Coli) em uma amostra de água coletada no bebedouro da granja do IFRS - Campus Bento Gonçalves.
REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Técnica de diluição idealizada por McCrady (1915), onde se faz uma estimativa da densidade média dos microrganismos na amostra. Segundo a Instrução Normativa Nº 62, DE 26 de agosto de 2003, define a técnica do número mais prováveis como um método que permite estimar a densidade de microrganismos viáveis presentes em uma amostra sob análise. A técnica do número mais provável é um método de análise quantitativo que permite determinar o número mais provável (NMP) do (s) microrganismo (s) alvo na amostra, através da inoculação de alíquotas dessa amostra em uma séria de tubos, contendo um meio de cultura líquido adequado ao seu crescimento (SILVA et al, 2007). A determinação do número de microrganismos é baseada no princípio de que, subdividindo a amostra em alíquotas, algumas alíquotas vão conter microrganismos e outras não, dependendo da quantidade dos