A formação do professor no contexto da escola inclusiva
LÚCIA DE FÁTIMA RAMOS PAULA MARQUES
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
Guaratinguetá 2011
1
LÚCIA DE FÁTIMA RAMOS PAULA MARQUES
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
Orientador: Profª. Leociléa Aparecida Vieira
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNICID – Universidade da Cidade de São Paulo, para obtenção do grau de Pós-graduação em Educação Inclusiva.
Guaratinguetá 2011
2
Dedico esta monografia a meu esposo André, aos meus filhos André e Fernando, à minha orientadora Professora Leociléa e a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para esta conquista.
3
RESUMO
A presente pesquisa objetivou demonstrar que, no contexto de uma educação inclusiva, a importância do professor, exige uma definição articulada, mediada pela ética, das dimensões política e técnica da competência profissional que se pretende construir, capazes de prover respostas educativas de qualidade às necessidades educacionais especiais. A implementação de uma educação inclusiva, exige mudanças na estrutura organizacional da escola, desde a sua gestão até a sua proposta pedagógica, passando pela qualificação de seus profissionais em um movimento de reconstrução da escola. O professor é uma das condições para o funcionamento da escola, e o principal responsável pela sua tarefa fundamental, a aprendizagem dos alunos. Atualmente, o professor enfrenta os desafios da mudança de paradigma da educação. Para que possa exercer com domínio de conhecimento, com competência e responsabilidade o seu papel neste momento que a educação está vivenciando, a sua formação é uma das facetas desse processo. A realidade é que os professores não foram e não são formados para uma educação inclusiva, foram formados em um modelo seletivo e excludente e tendem a reproduzir este modelo em suas práticas pedagógicas. As propostas, de como romper com esse círculo vicioso, passam