trabalho de conclusão de curso
O trato com crianças portadoras de deficiência ainda é um assunto bastante complexo tanto para a família quanto para a sociedade num geral e ainda, quando envolve o contexto escolar. A criação de leis que regem sobre a entrada e permanência de alunos deficientes em salas de aulas também abstrai polêmica entre os mais variados campos da nossa sociedade, visto que geram um aumento significativo de tais alunos dentro das instituições escolas que não dispõem de nenhum preparo ou estrutura adequada para a permanência dos mesmos nas escolas.
Tais estruturas e preparos deficientes agregam a esses alunos, por parte da sociedade, das escolas e até mesmo das próprias famílias, um trato preconceituoso, surgindo a partir de então expectativas negativas e pensamentos delituosos para com os mesmos, surgindo a partir de então dualidade de pensamentos e ideologias como a normalidade e a anormalidade, a saúde e a patologia, dentre outros.
Com o compromisso de saber como a formação continuada dos professores pode influenciar no processo de educação de alunos portadores de deficiência surgiu a necessidade de aprofundar os estudos a cerca da compreensão do mundo dessas crianças a fim de explorar meios que beneficiem o seu desenvolvimento dentro e fora do contexto escolar.
Assim o trabalho objetiva reconhecer a importância da integração entre o processo da educação inclusiva e a formação de professores visando prioritariamente o contexto da inserção do aluno com deficiência e sua relação no ambiente escolar, a partir da ciência do direito a cidadania bem como dos direitos prescritos em lei do acesso e permanência de toda e qualquer criança na escola.
CAPÍTULO I
A inclusão do aluno portador de deficiência
1.1 Contexto histórico da inclusão As diferentes dificuldades que as pessoas com deficiências enfrentam para ocupar seu espaço dentro da sociedade é um fato concreto e perceptível a todo instante ainda hoje, dentro do nosso meio de