Colimetria – Análise Presença/Ausência (P/A) Determinação de bactérias heterotróficas da água.
FACULDADE DE TECNOLOGIA
Missão /FT: Formar e aperfeiçoar cidadãos e prestar serviços atendendo às necessidades tecnológicas da sociedade com agilidade, dinâmica e qualidade.
Colimetria – Análise Presença/Ausência (P/A)
Determinação de bactérias heterotróficas da água.
Relatório de experimento no laboratório, apresentado na Faculdade de Tecnologia como parte da Disciplina Microbiologia Aplicada (EB207A).
André P. Lopes - 145302
André Gomide Alves - 145285
Felipe Rocha de Araujo - 149169
José Ricardo R.M. Zwarg - 148669
Limeira, 26 de Outrubro de 2014
1. Introdução
1.1. Coliformes totais e fecais – Detecção em amostras de água através do teste de presença – ausência, segundo CETESB – L5.240.
Desde o início da bacteriologia sanitária, marcada pela observação de Escherich em 1885, de que o Bacillus coli (Escherichia coli) poderia ser usado como indicador de na avaliação da contaminação fecal da água – as bactérias do grupo coliforme tem sido extensivamente utilizadas na avaliação da qualidade das águas, sendo até hoje o parâmetro microbiológico básico incluído nas legislações relativas a águas para consumo humano.
Para a avaliação das condições sanitárias de uma água, utilizam-se bactérias do grupo coliforme, que atuam como indicadores de poluição fecal, pois estão sempre presentes no trato intestinal humano de outros animais de sangue quente, sendo eliminadas em grandes números pelas fezes. A presença de coliformes na água indica poluição, com o risco potencial da presença de organismos patogênicos, e uma vez que são mais resistentes na água do que as bactérias patogênicas de origem intestinal.
COLIFORMES TOTAIS: grupo de bactérias constituído por bacilos gram-negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, não formadores de esporos, oxidase-negativos, capazes de crescer na presença de sais biliares ou outros compostos ativos de superfície (surfactantes), com propriedades